Saúde

Governo Dr. Erik regulariza mais de duzentos agentes comunitários de saúde através do regime CLT
Nessa quarta-feira (23), aconteceu o 6º encontro da planificação dos colaboradores da saúde da atenção básica. Este mês o evento contou com uma atividade diferente na programação, a regularização de 210 agentes comunitários de saúde que foram reconhecidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A Planificação da Atenção Primária  (APS) é um encontro dos colaboradores, sendo eles médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde para discutir e expor conceitos da saúde, além do treinamento de técnicas para o melhoramento do atendimento à população. Em Balsas, esse evento é mensal e está trazendo resultados positivos, como por exemplo, a diminuição de filas no hospital e o atendimento rápido e de qualidade. A média de consultas médicas por mês no ano passado era de 2000 consultas, atualmente esse número subiu para em média 5000 atendimentos, de acordo com a secretaria de saúde.

O secretário de saúde Luís Flávio diz que o avanço na saúde já está sendo reconhecido pela população, e que a tendência é melhorar. “Em todos os nossos encontros, os profissionais da saúde saem com uma missão para ser cumprida durante o mês. No mês passado eles tiveram a responsabilidade de remapear toda a cidade para que possamos reorganizar as áreas dos agentes comunitários e equipes de saúde, para que toda a cidade seja atendida. Então com essas ações nós conseguimos desenvolver e construir uma cidade melhor” disse ele.

A 6° planificação contou com a presença do prefeito Erik Augusto que aproveitou o evento para anunciar a regularização dos 210 agentes comunitários de saúde, que a partir de agora irão receber todos os direitos assegurados pela CLT, como o 13° salário e férias, uma conquista esperada a muito tempo por Balbina Ferreira, que trabalha como agente comunitária de saúde há 20 anos e que agora receberá seus direitos. “Há muitos anos a gente corria atrás desse reconhecimento, mas agora conseguimos essa conquista, que vamos receber nossos direitos e muitas vantagens.”

Dr Erik Augusto ressaltou a importância do agente de saúde para o município e disse que a regularização já estava no planejamento da secretaria de saúde. “Nós estamos hoje reconhecendo oficialmente o trabalho dos agentes comunitários de saúde, através do regime CLT. O agente de saúde é uma peça fundamental na prevenção das doenças, nas informações que se transformam em ações da secretaria de saúde, por isso a secretaria se planejou para que essa regularização acontecesse” afirmou Erik.

Mais em Saúde

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Balsas

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALSAS